Projeto para sequenciamento de SARS-CoV-2 aprovado pela FAPESC

03/06/2020 22:56

A Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, divulgou em 03 de junho de 2020 o resultado do Edital de Chamada Pública FAPESC nº 06 /2020 – Programa de Apoio a Projetos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão para Ações Emergenciais aos Efeitos da Covid-19, provocada pelo Vírus Sars-Cov-2 (Coronavírus).

Dentre os cinco projetos aprovados pela FAPESC, o projeto intitulado “Sequenciamento do genoma do SARS-COV-2 (coronavírus) como estratégia de saúde para avaliar a dispersão, origens e mutações da COVID-19 no estado de Santa Catarina: suporte à decisões governamentais e baseadas em evidências empresariais” coordenado pelo Prof. Dr. Glauber Wagner do Laboratório de Bioinformática da UFSC e do Núcleo de Bionformática e Biologia Computacional da UFSC foi contemplado, juntamente com outros dois projetos da UFSC.

Este projeto tem como objetivo principal caracterizar o vírus SARS-CoV-2 circulante no estado de Santa Catarina, para entender a dinâmica de transmissão e dispersão viral e auxiliar as estratégias de combate à pandemia de COVID-19.

Este projeto é uma parceria com vários pesquisadores da UFSC, UGA/USA (Universty of Georgia) e com a empresa Biome-Hub. Este primeiro projeto aprovado, terá inicio ainda no mês de junho com a coleta das primeiras amostras de pacientes e sequenciamento do genoma viral.

Resultado do Edital pode ser visto aqui.