Histórico

O1 Laboratório de Bioinformática do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi fundado em 2002 com o apoio do Departamento de Informática e Estatística (INE/UFSC) e com o suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A infraestrutura de pesquisa foi inicialmente montada e tem sido atualizada com recursos financeiros obtidos através de projetos de pesquisa do Grupo Multidisciplinar de Bioinformática (Fundado em 2001) em colaboração com o Laboratório de Protozoologia (MIP/CCB/UFSC) e com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC/UFSC).

2Em sua concepção inicial, o laboratório buscou otimizar o uso de cluster de computadores visando otimizar o processamento de dados genômicos e proteômicos. Atualmente, a infraestrutura de hardware do laboratório está instalada fisicamente na SETIC e compõe o sistema de servidores virtualizados da UFSC, permitindo uma elevada capacidade de processamento de dados.

Em 2009 o laboratório passou a ocupar um novo espaço que foi adequado com recursos de um projeto de pesquisa financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), tendo ampliado sua capacidade de receber estudantes e de desenvolver pesquisas.2015-09-30 18.10.35

Em 2015 agregaram-se ao laboratório os Professores Glauber Wagner e Patrícia Stoco e o laboratório cedeu seu espaço para a ampliação do biotério setorial do MIP/CCB, estando atualmente instalado de forma provisória na sala 318/MIP até a conclusão dos novos prédios do CCB para onde irá se transferir em conjunto com o Laboratório de Protozoologia.

Em 2017 o Prof. Guilherme de Toledo e Silva passou a integrar a equipe de Docentes do laboratório de bioinformática e em 2018 o laboratório conseguiu ampliar significativamente sua capacidade de armazenamento e processamento de dados em parceria com a STIC/UFSC.