Home

O Laboratório de Bioinformática é vinculado ao Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem por objetivos:

– A análise de sequências nucleotídicas e protéicas;
– O desenvolvimento e/ou melhoramento de softwares para análise de sequências de nucleotídeos e de proteínas;
– O oferecimento de ferramentas de bioinformática á comunidade científica;
– O treinamento e a formação de recursos humanos.

O laboratório está envolvido na Rede Nacional de Sequenciamento de DNA (Projeto Genoma Nacional) e outros projetos Genoma Regionais (Genopar, PIGS e ShEST), apoiados pelo CNPq/MCT, Fapergs, Genopar e Fapesc. Está registrado junto ao diretório de Grupos do CNPq e na Bioinformatics Network for Latin-America and Caribbean (LacBionet) e desenvolve pesquisas em colaboração com o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

O laboratório trabalha em parceria com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) da Universidade Federal de Santa Catarina, onde está alocada toda a infraestrutura de hardware, a qual está integrada no sistema de servidores virtualizados da UFSC. A SETIC conta com uma infraestrutura que garante que os serviços estejam disponiveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

STINGRAY
Sistema de análise de sequências de nucleotídeos e proteínas, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Biologia Computacional e de Sistemas do IOC/FICRUZ. Este sistema foi implementado utilizando linguagem PERL e agrega mais de 25 programas de análise de sequencias em um único pipeline.
SABIÁ

System for Automated Bacterial Integrated Annotation (SABIA) is a tool developed for the assembly and annotation of prokaryote genomes (Bioinformatics. 2004 Nov 1;20(16):2832-3). It performs automatic tasks of assembly analysis, ORFs identification/analysis, and extragenic regions analysis. The system integrates several public domains and newly developed software programs capable of dealing with several types of databases and is portable to different operational systems.

Leia mais …

PROTOZOADB
ProtozoaDB is being developed to host both genomics and post-genomics data from Protozoan species (Kinetoplastida and Apicomplexa). ProtozoaDB is using the Genomics Unified Schema on top of PostGRES open-source relational database system. This database complements related databases by providing further analyses with emphasis on (a) distant similarities (HMM-based), (b) phylogeny-based annotations including orthology analysis, and (c) druggability.
RPSC

A Rede de Proteoma do Estado de Santa Catarina (RPSC) foi criada em 2005 como parte integrante da Rede Proteoma Nacional. Visa inicialmente o estudo do proteoma do M. hyopneumoniae em colaboração com a Rede de Proteoma do Rio Grande do Sul e com o Programa de Investigação de Genomas Sul – PIGS.

Leia mais …

BIOWEBDB

O Consórcio BiowebDB foi criado em 2003 e fundado em 2004 através de financiando do CNPq. Este consórcio envolve diversos centros de pesquisa e universidades do Brasil e caracteiza-se por ser uma plataforma multi-usuário de genômica comparativa. Esta plataforma está fisicamente hospedada na Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro e com mirror na UFSC

Leia mais …